Conhecidos na História

Já aviso que é essencial a leitura dos capítulos 13 e 14 do livro de Números para entender toda a história. Farei apenas algumas pinceladas e depois uma aplicação. Minha pergunta é simples. Qual desses nomes você conhece?

Samua, Safate, Jigeal, Palti, Gadiel, Gadi, Amiel, Setur, Nabi, Geuel, Calebe e Oséias (Josué).


Moisés envia 12 homens para a terra de Canaã, um de cada tribo de Israel, detalhe, eles eram líderes entre os israelitas. Eis os nomes acima. E foram e relataram a Moisés o que viram, disseram: “... Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas...” (Nm 13.27-29)

Então Calebe, um dos 12 espias disse: “... Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela”. v.30.

Mas os outros espias (menos Josué) ficaram com medo, se acovardaram e não quiseram ir dizendo: “...O povo é forte... eles são homens de grandes estaturas, são gigantes... somos como gafanhotos aos olhos deles...” (Nm 13.31-33). E o povo de Israel ficou com medo e desejaram voltar para o Egito onde eram escravos (Nm 14.1-4).

“E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes” (Nm 14.6) E encorajaram o povo e eles falaram a toda congregação:

“... A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e será nossa, terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais”. (Nm 14.7-9)

O restante da história, nós já conhecemos, eles conquistaram a Terra, porém ficaram algumas marcas. O que será podemos aprender? Voltemos à pergunta inicial: Qual desses nomes você conhece?

Samua, Safate, Jigeal, Palti, Gadiel, Gadi, Amiel, Setur, Nabi, Geuel, Calebe e Oséias (Josué).

Claro que Calebe e Josué. Mas você sabe dizer porque? Porque os nomes dos covardes não ficam registrados na história, não são lembrados. Calebe e Josué deixaram seus nomes relatados na história porque creram que Deus era com ELES e não se acovardaram diante das dificuldades, confiaram em Deus e fizeram a parte deles.

E você, escreverá seu nome na história?


Oração:
“Peço perdão Senhor, porque muitas vezes fui e sou covarde, eu quero ainda escrever a minha história e ajudar outros escreverem a deles. Senhor, sei que não sou ninguém e que o meu eu fique anônimo para que o TEU NOME APAREÇA, mas peço-te que me ajude a ser conhecido como servo leal e dedicado a Ti, alguém que fez diferença na vida das pessoas. Este é o meu MAIOR desejo. Em nome de Jesus Cristo. Amém!”

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

Comentários

  1. Muitas vezes estamos como os dez espias. Quando nos deparamos com os "gigantes", nos acovardamos, pensamos em retroceder e o pior, pensamos em não tomar posse da nossa "promessa". Que a nossa atitude de partir em direção ao que o Senhor tem nos direcionado, possa fazer o nosso nome ficar pra história, em nome de Jesus!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...