A Obra é de Deus


“... pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a Graça de Deus comigo”. (1 Coríntios 15.10)

Sabe qual é um dos grandes erros de quem está na Obra de Deus?

É achar que é bom suficiente para não precisar da Graça de Deus. É quando o “servo” quer ser Senhor. É quando o ministério sobe à cabeça do “fulano” e ele se gloria nele, em suas realizações, conquistas, sucesso ou até mesmo pelo título que possui (falando em títulos, hoje em dia é muito comum o desejo por serem chamados de apóstolos, profetas, bispos, pastores, doutores, como se o título fizesse o servo). É quando perdem a oportunidade de glorificar o Senhor da Obra, pois julgam os donos da Obra, os donos da Igreja.

O apóstolo Paulo estava profundamente ciente de que o sucesso de sua missão era Obra de Deus e não dele, por isso afirmou: “... pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a Graça de Deus comigo”.

A paixão de Paulo, como sempre foi concentrar toda Glória sobre a soberania de Cristo sobre sua vida e principalmente na missão da Igreja. Era o Senhor quem estava edificando sua Igreja e não Paulo. Usando a imagem de um fazendeiro (agricultor) Paulo expressou assim: “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento” (1 Coríntios 3.6-7). 

Paulo trabalhou muito. Ele combateu o bom combate e correu a corrida, mas fez isso, como disse em Filipenses 2.13: “porque Deus operava com poder, dentro e através dele, segundo a sua boa vontade”. Paulo era zeloso em defender e reconhecer a soberania de Deus na missão da Igreja. Esse zelo pela Glória de Deus na missão da Igreja incentivou outros homens a ministrar de uma forma que glorificassem somente a Deus e não a si mesmos.

Pedro ensinou: Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” (1 Pedro 4.11). Conforme Hebreus 13.20-21: 20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, 21 vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante Dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!”

Aquele que concede a força recebe a GLÓRIA. Assim, aprendemos que temos servir na força que é dada por Deus e não por nossas próprias forças. Se Deus não edificasse sua Igreja, Ele não teria Glória e tudo seria vão, não importando o quanto a obra pudesse parecer “bem sucedida”, bonita para o mundo e para os outros.

Portanto, a Igreja é resultado da Cruz de Cristo. Eu e você somos resultados da Cruz de Cristo. O ministério é resultado da Cruz de Cristo. O progresso do Evangelho é resultado da Cruz de Cristo. Alegremos-nos em Cristo. Que possamos dizer humildemente todos os dias de nossas vidas: “Não eu, mas a Graça de Deus comigo”.

No amor de Cristo,

Paulo Berberth
                         

Comentários

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...