O Evangelho da Salvação



Estudo preparado para Pequenos Grupos do dia 26/08/2011 (sexta-feira)
13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória” (Efésios 1.13-14).

Introdução
Os destinatários desta carta eram crentes, provavelmente o apóstolo Paulo tenha endereçada a carta para a igreja localizada em Éfeso, que foi retransmitida para outras igrejas na região. A carta de Efésios é basicamente doutrinária. O 1º capítulo é conhecido como “cristológico”, ou seja, o destaque é Jesus Cristo que é citado 17 vezes (Jesus aparece 7 vezes e Cristo aparece 10 vezes). Este fato é importante, pois quando isso acontece é porque o autor quer enfatizar uma determinada palavra ou termo. Portanto, a ênfase do texto é falar de Jesus Cristo, de sua obra redentora e das bênçãos de Deus trazidas ao crente em Jesus Cristo.

 Você precisa OUVIR o Evangelho da Salvação.
  1. OUVIR: 13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação...” (1.13a).

O evangelho (Boas Novas, Boa Notícia) de Jesus Cristo revelado por Deus deve ser ouvido, em Romanos 10.17 diz:“A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Cristo”. Todos precisam saber dessas boas novas, trata-se de uma mensagem urgente, pois Jesus Cristo está voltando para buscar os que são teus. Existem países que jamais ouviram de Jesus, então como crerão se não for pregado?

Há pessoas que não querem sequer ouvir sobre o Evangelho. Foi formatado em sua mente um pré-conceito sobre o que é ser cristão e servir a Deus e talvez por conta disso não querem sequer dar a oportunidade de ouvir.

O Espírito Santo tem sua função: “Ele quem convence a pessoa do Pecado, da Justiça e do Juízo” João 16.8-11:   
& v. 9 do pecado, porque não crêem em mim – Existe uma condenação eterna por causa do pecado. Você precisa ser Redimido, Resgatado.
& v. 10 da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais – Somente quem tem o Espírito Santo O verá novamente. Você precisa ser Justificado diante de Deus.
& v. 11 do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado – Assim como todos os que não crêem, terão juntamente com satanás e seus anjos caídos um final lastimável, o inferno. Você precisa ser libertado da condenação.

A pessoa ouve, compreende o propósito da salvação, aí a escolha é dela, crer ou não crer no que ouviu.

Depois de OUVIR você precisa CRER no Evangelho da Salvação.
  1. CRER: “... tendo Nele também crido...” (1.13b).

Os efésios creram no que ouviram. Existe uma ligação das idéias dentro do texto: 1º Ouvir, “a fé vem pelo ouvir e ouvir pela palavra de Cristo”; 2º depois Crer, “... tendo Nele também crido...”. O problema que, assim como naquele tempo, hoje em dia muitas pessoas crêem em muitas coisas e até mesmo em qualquer coisa. Há também aqueles que não crêem em nada.

Lembro-me de quando não conhecia a Jesus, como era crítico e cético. Como foi difícil compreender a mensagem da Cruz. Lembro de como foi meus primeiros contatos com o Evangelho, das primeiras dúvidas e dos primeiros questionamentos. Não entrava em minha mente ter que crer em um homem que morreu na cruz a mais de dois mil anos atrás para me salvar. E ainda era mais absurda a idéia de que era condenado por causa de Adão. O que eu teria a ver com isso?
Mas com a Graça de Deus eu entendi que tenho TUDO haver com isso. Percebi que Sem Cristo estaria condenado eternamente, mas pela Graça de Deus, através da morte de Jesus Cristo na Cruz poderia ter a vida eterna:

& Romanos 3.23-24:23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”.

& Romanos 5. 12 e 15:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. “15 Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos”.

& Romanos 6.23: porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

& João 3.16: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Depois de OUVIR e CRER no Evangelho da Salvação, você será SELADO.
  1. SER SELADO: “... fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória” (1.13c - 14).

O espírito Santo vem habitar no cristão, assegurar a sua salvação eterna. Esse selo do qual Paulo fala refere-se a uma marca oficial de identificação colocada numa carta, num contrato ou em qualquer outro documento. Por meio disso, esse documento estava, oficialmente, sob a autoridade da pessoa cujo timbre estava no selo. Quando um Rei queria mandar uma mensagem para alguém, ele selava com seu anel, aquele era o selo de que a carta pertencia ao Rei.

O selo é o “penhor da nossa herança”. O selo é a garantia de que temos a salvação eterna e de que ela está segura, não pode ser perdida. O selo também autentica que um dia cremos e por isso fomos justificados. O selo tem autoridade, por isso nos tornamos filhos de Deus. Sim! Somos Dele! E à Ele pertence o domínio de nossas vidas, assim como o Apóstolo Paulo disse certa vez: Estou crucificado com Cristo;  logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2.20).  

Portanto, o Espírito Santo é dado por Deus, no ato da conversão, isto é, quando a pessoa reconhece seu estado de pecador e pela fé confessa Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador, é a garantia da herança futura do cristão em Glória, (v. 14) – Temos a nossa salvação garantida pelo selo do Espírito Santo até que Jesus Cristo volte para nos resgatar, pois somos propriedade Dele.

Conclusão
þ  Um dia você ouviu, por isso creu e agora está selado para a Salvação Eterna.
þ  Quem sabe você já ouviu, mas não creu. Talvez tenha dúvidas e pode ser que hoje suas dúvidas aumentaram ou foram respondidas.
þ  Ou talvez, essa seja a primeira vez que você esteja ouvindo a Palavra de Deus e quem sabe neste momento você não queira entregar sua vida para Jesus? Saiba que assim como para a minha vida, Deus tem um propósito maravilhoso na sua vida, você entendeu a mensagem? Deseja entregar sua vida para Jesus? Eu quero orar por você.

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...