O que Cristo faz por nós


Mensagem do dia 31/07/2011 (Domingo/Noite) 

“3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros” (1 Pedro 1.3-4).

INTRODUÇÃO
Podemos ganhar muitas coisas no mundo e até do mundo, mas que valor isso tem? O mestre disse: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” (Mateus 16.26). O que é mais valioso em sua vida?

Neste nosso texto, o apóstolo Pedro deixa claro que Jesus Cristo é canal das bênçãos, “... segundo sua Grande misericórdia”.  Por isso, não é de admirar que ele bendiga a Deus. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo!”. Ele exalta o ato da bondade de Deus. Ele foi bondoso. Por isso deve ser bendito. Bondoso em quê? O que fez por nós? Que ELE faz?


1. ELE NOS DÁ A VIDA NOVA, v.3

Jesus nos “Regenerou”. A palavra usada é anagennésas “regenerar”, “fazer nascer de novo”. A idéia de um novo começo, mediante um novo nascimento. Este conceito estava presente nas religiões de mistérios (religiões pagãs) e também no judaísmo. Um prosélito (convertido) ao judaísmo era considerado um bebê recém-nascido. E assim acontece com o cristianismo hoje, o novo convertido é como um bebê na fé.

Como não se lembrar do diálogo que Jesus teve com Nicodemos? João 3.1-7: “... ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo... Nicodemos não entendeu nada e perguntou a Jesus como seria possível sendo ele adulto nascer novamente? E Jesus explicou que este nascimento é espiritual... v. 6 O que é nascido na carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”.

  • Você já nasceu de novo?

2. ELE NOS DÁ A VIVA ESPERANÇA, v.3

Por causa deste novo nascimento obtemos a Viva Esperança. A palavra usada é zôsan “Viver”. Vida é uma qualidade ou característica da esperança no texto mencionado, não o objeto dela. Uma viva esperança é uma esperança que nunca se extingue por causa de circunstâncias difíceis; assim como “águas vivas” são águas que fluem de uma fonte perene, que não acaba, não morre, pois é viva.

Antes não tínhamos Esperança, leiamos Efésios 2.12-13 12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. 13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo”.

Por estarmos separados de Deus não tínhamos a Viva Esperança. Somente em Cristo isso é possível. “Vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia” (1Pedro 2.10). A esperança da Vida Eterna. A Esperança viva de viver eternamente com Cristo.

A palavra “esperança” elpína. Elpís aparece 3 vezes em 1Pedro: 1.3; 1.21 e 3.15. Existe uma ligação entre os versículos 3 e 4. No v. 3 fala-se de uma Viva Esperança adquirida pelo novo nascimento em Cristo e no v. 4 fala-se de uma Herança Segura.

3. ELE NOS DÁ A HERANÇA SEGURA, v.4

Uma herança Segura. kleronomían “herança”. A palavra pode denotar uma propriedade já recebida, bem como uma ainda aguardada. Mas, na presente passagem “herança” está depositada para o crente, não na terra, mas no céu. É outro nome para a salvação que está pronta para ser revelada. Pedro insere a palavra herança no contexto da vida. No versículo anterior (3), ele menciona a ressurreição de Cristo e o novo nascimento que recebemos por meio Dele. Ao invés de morte, há vida. Por intermédio da ressurreição de Cristo, e por crer na sua obra, somos recebedores da herança que Deus guarda para nós no céu. O apóstolo Paulo escreve: “Somos... herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Rm 8.17).

Os Israelitas conheciam o significado da palavra herança. Quando viajaram pelo deserto do Sinai, lembraram-se que Abraão havia recebido a promessa de herança da terra de Canaã (Gn 15.18; At 7.5; Hb 11.8). Na terra prometida, todo israelita tinha sua propriedade, sentava-se à sombra de sua própria figueira e gozava os frutos de sua própria videira (1Rs 4.25). Nada parecia mais atraente aos israelitas do que a posse tranqüila, próspera e permanente da terra.

A herança de Israel, porém, nunca esteve segura e garantida. Saqueadores do deserto invadiam suas terras e levavam os bens de seus habitantes. No Novo testamento, pelo contrário, a palavra herança tem um significado completamente diferente (Ef 1.14, 18; Cl 1.12; 3.24; Hb 9.15). Refere-se à salvação que os cristãos herdam quando deixam este cenário terreno e obtêm a glória eterna. A herança dos crentes é guardada no céu, onde Deus a mantém em absoluta segurança até o tempo apropriado em que iremos recebê-la.

O que herdamos? Pedro não descreveu em termos positivos essa herança que nos espera, mas às descreveu em termos negativos. Ele escolheu três adjetivos para nos dizer o que nossa herança não é, e deixa implícito que essas palavras revelam sua verdadeira natureza:

1.      Não perece. Nosso tesouro não está sujeito à morte ou destruição, não pode jamais ser corrompido. Além disso, não está limitada pelo tempo, mas é eterno;
2.      Não se deteriora. Ele não pode ser estragado, corrompido ou poluído. Permanece livre de qualquer mácula e é puro;
3.      Não se Desvanece. Que não pode se apagar. Quando uma flor passa do auge, a sua beleza se perde. O mesmo jamais pode ser dito da herança que está guardada para nós no céu.

Os bens terrenos estão sujeitos a constantes variações e mudanças, mas nossa herança eterna é guardada por Deus em Segurança no céu. Pedro declara que não apenas nossa salvação é mantida segura, mas nós, os donos dessa herança, somos protegidos pelo poder de Deus. A herança é desfrutada no presente, por isso, Pedro fala da Alegria que os leitores podiam ter e sentir mesmo em meio aos sofrimentos terrenos.

CONCLUSÃO
Pela fé na Obra redentora de Jesus Cristo, fomos elevados esta posição privilegiada, como seus eleitos, por intermédio de sua grande misericórdia. Ele arrancou seu povo da condição de mortos em pecados, incapazes de ajudar a si mesmos, sem esperanças e implantou uma nova vida, de modo que não somos apenas criaturas, mas somos herdeiros de Deus.

O que Cristo faz? Ainda hoje: dá vida nova, esperança e sua maior herança. Esta é a sua obra. ELE pode fazer isso em sua vida. Você quer mudar? Quer um viver diferente? Cristo pode fazer isso em sua vida.

ORAÇÃO
“Senhor Graças lhe damos oh Deus, pela Vida Nova, pela Esperança Viva e a pela Herança Segura que podemos ter através de JESUS CRISTO. E porque sabemos que nada deste mundo vale mais do que a TUA Salvação. Afinal nossa Pátria não é daqui. Em nome de Jesus Cristo que oro Agradecido. Amém!”

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...