A Voz que Eu quero Ouvir


Mensagem do dia 31/07/2011 (Domingo/Manhã)

“Pois chegará o momento, e realmente, a hora é esta, quando sereis espalhados cada um para sua família. Vós me deixareis sozinho. Mas Eu não estou desamparado, pois meu Pai está comigo” (João 16.32).

Poucas coisas são tão desestruturadoras como a solidão. No filme náufrago, um avião da Federal Express (FedEx),empresa multinacional de cargas e correspondências sofre um acidente, então o personagem principal Chuck Noland (Tom Hanks) fica preso em uma ilha completamente deserta por 4 anos. Ele precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto emocionalmente, a fim de que um dia consiga retornar civilização. E neste tempo ele conversa consigo mesmo, até mesmo com uma bola de voley, a quem chama de Wilson. Assista ao filme quem não assistiu e você perceberá o sofrimento e a angustia que este homem viveu naquela ilha.

Há pessoas que sentem solidão mesmo estando no meio de muitas pessoas, a multidão trás solidão. Há pessoas que se isolam e por isso sentem solidão. Essa semana eu senti solidão. Acordei uns 3 dias com a horrível sensação de estar sozinho e não gostei nenhum pouco disso. Sou um ser totalmente sociável, preciso de pessoas à minha volta, neste momento pensei na minha família, minha mãe e irmã que estão em SP, nos meus amigos que ficaram lá e me bateu uma saudade enorme. Então, foi refletindo sobre isso que Deus me ensinou algumas coisas e queria compartilhar com vocês.

Conversei pelo MSN com uma amiga que mora muito longe de mim, no Peru, a Karin. E compartilhei com ela este meu sentimento. Na conversa eu falei como em alguns momentos era ruim morar sozinho. Naquele momento o silêncio estava sendo angustiante. Eu estou gostando daqui, sei que estou no centro da vontade de Deus, mas é estranho acordar e não ouvir nenhuma voz e não ter ninguém para conversar. É ruim almoçar e jantar sozinho. É muito chato cozinhar para você mesmo.

Talvez você goste de ficar sozinho, todavia, eu sinto tédio e tenho pavor só de pensar que um dia posso ficar só. Às vezes ligo a TV apenas para ter um “barulho” em casa, ou então ligo o som do carro para ouvir algumas músicas. No entanto, não é o que exatamente preenche aquele sentimento de vazio, eu queria mesmo ouvir uma voz...

Então a Karin me disse: "o SENHOR vai ser a voz no seu interior... Será como rio de Águas vivas fluindo em seu viver..."

Neste momento eu aprendi que pode haver Bênçãos na solidão: "DEUS É A VOZ QUE EU QUERO OUVIR".

A partir daí, como dizer que a solidão é uma bênção?

A solidão pode ser uma bênção para a pessoa desfrutar de sua própria companhia. Para ler. Para pensar, reunir dados em sua mente, organizar seus pensamentos, estruturar sua vida.  A solidão é um excelente momento para o auto-exame. Sócrates disse que “A vida que não é examinada não é digna de ser vivida”. É bom auto examinar-se.

A solidão é uma bênção porque nela a pessoa pode ouvir Deus. Moisés estava só quando Deus lhe falou e o chamou para uma obra que marcaria o mundo para sempre. Elias estava só (e queixou-se disso) quando Deus o alcançou e o mandou refazer seu caminho. Na solidão do ventre do grande peixe, Jonas teve muito tempo para examinar sua vida. Após seu batismo, Jesus foi ao deserto, para a solidão. E o Diabo foi lhe fazer companhia, porque ele sempre se aproveita de nossa solidão (há uma famosa frase: “Mente vazia é oficina do diabo”). Mas o Salvador se fortaleceu, porque Deus também marcou sua presença ali. DEUS sempre marca sua presença quando estamos sós, no deserto.

Há até mesmo uma “teologia do deserto” na Bíblia, mostrando-o como lugar de solidão, de crise, mas também lugar de se ouvir a voz de Deus. Porque o silêncio nos quebranta. Mostra que não somos tão fortes como pensávamos. Mostra que os amigos falham e nem sempre podemos contar com eles. Bendita solidão! Ela pode nos ajudar a enxergar as coisas com mais clareza e como de fato são.

A grande bênção da solidão é que podemos ouvir mais claramente a voz de Deus. Não há tumulto nem distrações. Há apenas a pessoa e Deus. “Vós me deixareis sozinho”, disse Jesus, este seria Seu pior momento.  Mas na solidão produzida pelo abandono dos amigos, ele também disse: “Meu Pai está comigo”. Tinha essa convicção.

Na solidão, tudo o que o fiel tem é a companhia de Deus e isto basta! E como basta! Na realidade, o fiel nunca está só. Pode estar sem pessoas ao lado dele, mas tem a promessa de Jesus: “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20). Na solidão descobrimos que nunca estamos sós, pois o Senhor está conosco. Bendita solidão! Porque o Deus da Bíblia é o amigo dos solitários.

Já me senti só noutras ocasiões. Já fui acusado, caluniado, humilhado e apenas a família e poucos amigos comigo. Alguns “amigos” desapareceram. Bem, se os amigos de Jesus desapareceram, por que seria diferente comigo? Mas nestes momentos da solidão, fiz a grande descoberta: O SENHOR estava junto comigo. Bendita solidão!

Saiba que você nunca estará só. Se você é de Cristo, terá Sua companhia. Será fortalecido. Os amigos falharão, mas Ele nunca falhará. Os amigos se ausentarão, mas Ele nunca se ausentará.

Solitários: vocês podem contar com a companhia do Salvador. “… Porque Ele mesmo declarou: ‘Por motivo algum te abandonarei, nunca, jamais te desampararei’” (Hebreus 13.5). Creia nisto!

No Amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

  1. Eu estou tbm convencida que o Senhor marca sempre a sua presência na nossa vida...e ainda na "solidâo" podemos sentir ela e ouvir com muita mais claridade... Um forte abracinhoooooooooooo!!! Deus conosco esta!

    ResponderExcluir
  2. Esse foi o texto mais fantástico que li nesse blog! São 3:38 minutos, dia 02 de janeiro de 2012, me encontro acordada e profundamente angustiada e triste. Ai resolvi passar aqui no seu blog em busca de uma palavra de conforto.

    ResponderExcluir
  3. Esse foi o texto mais fantástico que li nesse blog! São 3:38 minutos, dia 02 de janeiro de 2012, me encontro acordada e profundamente angustiada e triste. Ai resolvi passar aqui no seu blog em busca de uma palavra de conforto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...