Salmo 1 – OS DOIS CAMINHOS

Salmo 1OS DOIS CAMINHOS

INTRODUÇÃO

O Salmo 1 é resumo e prólogo (introdução) do Saltério. A expressão “Bem-aventurado”, “Bem-aventurados”, “Bem-aventurada”, “Feliz” ou “Felizes” aparecem 26 vezes no livro dos Salmos[1]O Salmo 1 é também um paralelo de  Jeremias 17.5-8: Árvore junto a um rio, arbusto no deserto. Lição: Existem dois tipos de pessoas, dois estilos de vida. Um leva à realização e o outro, à frustração. A Bíblia ensina o bom caminho e Mostra o mau caminho. Vejamos ambos os caminhos e optemos por qual seguir.

1. O CAMINHO QUE CONDUZ À FRUSTRAÇÃO
O caminho do ímpio: Existe uma progressão no texto, o ímpio cresce na maldade e no pecado o justo nas coisas de Deus. Vamos ver 3 aspectos deste caminho. Versículo 1: “1 Bem-aventurado aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.

1 – Existe no Salmo uma Ação progressiva – 1.andar, 2.deter e 3.assentar. Esta é a sina (destino) do homem ímpio, ele anda, para e se assenta. Ele não anda no caminho correto. Ele para e dá atenção às tentações. Ele se assenta onde não deveria se assentar. Ao invés de fugir do pecado ele se entrega ao pecado. É uma progressão para o pecado.
2 – Existe também uma progressão do Estado moral do homem – 1. ímpio (aquele sem Deus), 2. pecador (aquele que ama o pecado), e 3. escarnecedor (aquele que é insolente, arrogante, que zomba de Deus). A degradação é visível, primeiro ele apenas não tem Deus, depois ele passa a amar o pecado e por ultimo, sua situação é de zombar do próprio Deus.
3 – E por ultimo, fica evidente a progressão do Envolvimento do ímpio com as coisas do mundo1. conselho, 2. caminho e 3. Roda.  Perceba que aquele que segue os conselhos, se encontra também no caminho errado e quando menos percebe está participando da roda daqueles desprezam a Deus.

Infelizmente os ímpios não vão ter um bom destino, v 4: “Eles são como palha que o vento dispersa”.  Não obedecem à Palavra. O que terá é Miséria, Jeremias 17.5-6: 5 Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. 6 Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém”. O ímpio não terá vida.

V.5, “Por isso, os ímpios não prevalecerão no julgamento, nem os pecadores, na assembleia dos justos”. Não sobreviverão no juízo nem entrarão na “congregação dos justos” (lugar presidido por Deus). Ele terá instabilidade, juízo e afastamento de Deus, na eternidade. Mateus 7.26- 27: “26 Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda".

  • Aquele que está em pé cuide para que não caia. O maior problema é ver “crentes” agindo como      ímpios. Cuide para que você não seja como um ímpio. Que caminho você tem percorrido?

2. O CAMINHO QUE CONDUZ À REALIZAÇÃO
Nós vimos que o caminho dos ímpios é bem triste. Mas o caminho do justo conduz à realização. Bem-estar crescente. Bênçãos do Senhor espera por ele. Vamos ver 5 aspectos deste caminho. Versículos 2-3: “2pelo contrário, seu prazer está na lei do Senhor e na sua lei medita dia e noite. 3 Ele será como a árvore plantada junto às correntes de água, que dá fruto no tempo certo e cuja folhagem não murcha. Tudo que ele fizer prosperará”.

1 – O justo tem Prazer na lei do Senhor – Ele “não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. O prazer do justo está na lei do Senhor e na sua lei medita, estuda, busca as respostas para todas as situações de sua vida. A Palavra de Deus é quem rege sua vida. O Justo será feliz. Que rege nossas vidas? Outras fontes ou Deus é quem nos guia através de Sua Santa Palavra?
2 - O justo tem Provisão – Ele é como árvore junto ao rio. Ali ele encontra tudo o que precisa para sua provisão. O outro está no deserto. Onde você vive?
3 - O justo tem  Estabilidade – Ele dá o fruto na estação própria. O que plantamos nós colhemos, o justo terá seu fruto e seu fruto além de vir no tempo certo sempre, será frutos bons. O justo é estável, mas há crentes que tem uma vida como a “montanha russa”, sobe e desce. Ora está bem, ora não. Nunca sabe se terá fruto, pois não tem estabilidade de vida.
4 - O justo tem Vitalidade – Ele tem boa saúde, tem vida uma via boa e saudável. Suas folhas não caem, não enfraquecem, não murcham. Infelizmente nós encontramos muitos crentes murchos, Deus não deseja isso para seus filhos. Isaías 40.29-31: 29 Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. 30 Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; 31 mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”.
5 - O justo tem Prosperidade - “Tudo que ele fizer prosperará”. Uma certeza, Tudo! Não é metade e não existe um “será” e nem um “se”. É promessa de Deus. As portas se abrem para o Justo porque ele está com DEUS e Deus com ele. Temos o exemplo de José, Gênesis 39. 2-3,21-23: 2 O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio (Potifar). 3 Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava”... Depois quando foi preso: 21 mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro. 22 Por isso o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia. 23 O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava”.

  • Você anda com Deus? As pessoas notam isso na sua vida?

CONCLUSÃO
Como ser feliz? A felicidade é subproduto da santidade. O Saltério começa exaltando a Palavra de Deus. Obedecendo-a, o homem se realiza, ele será feliz. No fim, Iahweh conhece seu caminho. O caminho do Justo é muito bom e o aproxima mais e mais de Deus. Dois caminhos. Ebal e Gerizim, vida e morte, luz e trevas, Cristo e sem Cristo.  Há o caminho errado (Pv 14.12). Há um caminho bom (Jo 14.6). Escolha o caminho correto. Ande por ele. Você nunca se arrependerá, e terá futuro, mas lembre-se “a escolha é sua”.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth



[1] Salmos: 1.1; 2.12; 32.1, 2; 33.12; 34.8;40.4; 41.1; 65.4; 72.17; 84.4, 5, 12; 89.15; 94.12; 106.3; 112.1; 119.1, 2; 127.5; 128.1; 137.8, 9; 144.15 (2x); 146.5




Clique no link e baixe o slide da mensagem

Comentários

  1. maravilhosa mensagem
    Deus abençoe pASTOR

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a esplicação, essa escolha chamamos de livre arbítrio. Só não podemos esquecer que somos resultados de nossas escolhas.

    ResponderExcluir
  3. Nossa gostei muito, bem explicado me edificou, uma palavra clara espero que continue assim. sueli de Sousa Moreira. Domino 18 2014

    ResponderExcluir
  4. HJ EU TENHO MAIS DO QUE CERTEZA QUE FIZ A ESCOLHA CERTA EM FICAR COM DEUS , AO INVEZ DE UM SUJEITO ESCARNECEDOR DO EVANGELHO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. A Paz queridos.... Este texto foi escrito em março de 2012... Hj é 31/12/2016 04:43.... Que bom saber que a palavra do Senhor se renova a cada manhã! E enquanto vivermos precisamos rever que caminho estamos se guindo .... Ainda mais quando servimos ao Senhor... Pq o tempo e a rotina podem nos fazer acreditar que estamos seguindo a direção certa quando já perdemos o foco a muito tempo... PV 8:17 como é bom buscar sabedoria... Quem a busca certamente encontrará! O prazer na palavra do Senhor certamente é o melhor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...